Ao configurar um microscópio, é essencial otimizar a iluminação para produzir imagens nítidas e detalhadas. Existem quatro aspectos fundamentais a serem considerados ao ajustar a iluminação do microscópio.

1ª DICA: Intensidade da Luz
O controle de intensidade da luz, geralmente pode ser encontrado na lateral do corpo do equipamento e, na maioria dos modelos, é um botão giratório. Ao girá-lo no sentido horário, a intensidade da luz aumenta; no sentido anti-horário, a luz diminui. O ajuste correto da intensidade luminosa é essencial para obter imagens mais claras e com melhor contraste.
2ª DICA: Uso de Filtro de Luz
Dependendo do tipo de iluminação do seu microscópio, pode ser necessário utilizar um filtro, o mais comum é o filtro azul, também chamado de filtro luz-dia. Esse filtro azul normalmente é posicionado diretamente sobre o iluminador ou em um suporte de filtros acima da lâmpada. Em microscópios com iluminação de tungstênio ou halógena, o filtro azul corrige a temperatura da cor, resultando em uma imagem com cores de melhor qualidade. Caso seu microscópio possua iluminação LED, o filtro azul não será necessário, pois essa tecnologia já possui uma temperatura de cor elevada e estável. Para usos específicos também é possível utilizar outros tipos filtros na iluminação.
3ª DICA: Ajuste do Diafragma de Íris
Sob a platina do microscópio está localizado o condensador, que possui um diafragma de íris (também chamado de diafragma de abertura). Esse componente pode ser ajustado para corresponder à abertura numérica (NA) da lente objetiva. O valor da NA geralmente está indicado na lateral de cada objetiva. A maioria dos condensadores possui uma escala com valores semelhantes e uma alavanca ou deslizante para ajuste da abertura.
Se suas objetivas não possuem a NA impressa, utilize as seguintes diretrizes para configurar o diafragma de abertura:
- Objetiva 4x: Abertura entre 1/2 e 3/4 aberta.
- Objetiva 10x: Abertura entre 1/4 e 1/2 aberta.
- Objetiva 40x: Abertura entre 1/8 e 1/4 aberta.
- Objetiva 100x: Abertura do diafragma quase fechada (aproximadamente 1/8 aberta).
O ajuste correto do diafragma de abertura melhora a nitidez e o contraste da imagem, permitindo uma observação mais detalhada. Os valores informados são apenas uma referência, o mais importante é testar e identificar a abertura que melhor se adapta ao seu procedimento.
4ª DICA: Ajuste do Diafragma de Campo
Se o seu microscópio possui iluminação de Köhler, ajustar o diafragma de campo é essencial para otimizar o contraste. Esse ajuste garante que a luz seja distribuída uniformemente pelo campo de visão, reduzindo reflexos e melhorando a qualidade da imagem. Para instruções detalhadas sobre como configurar a iluminação de Köhler, consulte informações específicas sobre o tema.
Essas dicas ajudarão a otimizar o desempenho do seu microscópio, garantindo imagens nítidas, com alto contraste e melhor qualidade. Se tiver dúvidas sobre como ajustar a iluminação do seu microscópio, entre em contato com a equipe da Teratec para obter suporte especializado!
VoltarCom a Teratec você conta comServiços Completos

Reparo, Calibração eManutenção de Microscópios
Serviço completo de manutenção, com etapas detalhadas que garantem a revisão completa de todos os sistemas do seu microscópio.

Manutenção eCalibração de Micropipetas
Manutenção e calibração de micropipetas, com Rastreabilidade RBC e conformidade com as Normas ISO 8655 e ISO 17025.

Experimente nossaAssistência Técnica Oficial
Equipe certificada para manutenção e reparos, garantindo conformidade com os padrões de desempenho e segurança dos fabricantes.

Aprimore seu Laboratório comConsultoria e Treinamentos
Consultoria especializada e treinamentos personalizados para te auxiliar na escolha dos melhores equipamentos e soluções.
Produtos paraLaboratórios
Ampla gama de equipamentos e acessórios laboratoriais de alta qualidade, selecionados para atender às suas necessidades específicas.
Atendemos todasMarcas e Modelos



















